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sobre a velocidade - parte 1

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Raygodness
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MensagemAssunto: sobre a velocidade - parte 1 Ter Abr 14, 2009 2:48 pm

Secrets of Tibia, Edição I: Velocidade!
Reportagem: Dagor Dragontooth
Tradução: Anderslash

__________________________________________________ _

Dedicado à minha guilda, os Followers of the White
Dragon, meus amigos e a todos os tibianos que procuram pelo
conhecimento que está por trás do óbvio. Obrigado à pessoa que me
contou como descobrir a velocidade de um personagem em Tibia e todos
aqueles que conseguiram dados adicionais para a minha pesquisa.



Introdução
Nos tempos do velho client nós pulávamos de campo para campo, hoje nós
suavemente andamos. Mas uma coisa ainda é de grande importáncia: a
velocidade de movimento.

Durante os velhos tempos provavelmente era mais importante do que hoje
você ser rápido, já que magias como haste (utani hur) e strong haste
(utani gran hur) não existiam e também itens mágicos como boots of
haste (boh), que são usadas por quase todos os tibianos de hoje em dia,
ou time rings. Bem, time rings existiam, mas eles não tinham nenhuma
outra função a não ser decorativa.

Porque a velocidade é tão importante? Ser rápido pode ser confortável
quando você está se locomovendo de uma cidade para a sua área de caça
ou para vender o loot, é a chave do sucesso para vencer monstros
velozes como giant spiders (gs) ou orc berserkers – pelo menos para
todos que não querem lutar corpo-a-corpo. É até inclusive mais
importante no combate player versus player (pvp), e também para
encontrar e lutar com um inimigo antes que ele fuja para um local
seguro ou possa fazer logout ou or – se a coisa estiver feia pro seu
lado – alcançar um local seguro antes que os inimigos consigam te
cercar e consequentemente te matar.

O Básico
Toda entidade em Tibia que é capaz de se mover tem uma certa
velocidade. Esta velocidade é fixa no caso de monstros (com exceção
daqueles que podem aumentar sua velocidade com algum tipo de magia de
haste) e personagens não-jogadores (NPC’s). A velocidade dos jogadores
entretanto não é fixa como você provavelmente já notou.
A velocidade do jogador depende do level. Quanto maior o level, maior a
velocidade. Nos velhos tempos algumas vocações tinham vantagem sobre as
outras (há muito tempo atrás os paladinos eram mais rápidos), mas hoje
todas as vocações são iguais em termos de velocidade de movimento.

Um personagem recém criado, level 1, tem 220 de velocidade.
Agora, o que isto significa? Alguma coisa com 0 de velocidade não é
capaz de se mover. O número 220 é um valor interno, o qual eu
utilizarei para comparar com a velocidade dos monstros e dos jogadores.
A cada level você adquire +2 de velocidade (juntamente com o acréscimo
óbvio de hitpoints, mana e capacidade). Com alguns cálculos básicos nós
percebemos que um personagem de level 111 se movimenta com o dobro da
velocidade de um level 1 e alguém com level 221 será três vezes mais
rápido.

Apesar de que todas as vocações são iguais na velocidade, ainda existem
diferenças entre jogadores que têm o mesmo level. Esta diferença é
entre os personagens "velhos" e "novos". Os velhos são aqueles criados
por volta da época em que Nova foi criada (ou anterior), e os novos são
todos aqueles que foram criados após isso. Obviamente a CIP ou mudou a
fórmula de velocidae esquecendo de atualizar todos os personagens
existentes ou simplesmente decidiu fazer com que os novos personagens
fossem mais rápidos. Novos personagens são 20 pontos mais rápidos,
totalizando 10(!) leveis de diferença. Então, um velho druid level 11 é
tão rápido quanto um novo druid level 1. Seguindo este artigo eu usarei
a velocidade dos novos personagens (a não ser que alguém se pronuncie
ser contra).

Para calcular a sua velocidade use as seguintes fórmulas:


Velhos personagens: velocidade não-alterada = 200 + [2 * (level-1)]
[size=7]Novos personagens: velocidade não-alterada = 220 + [2 * (level-1)]


exemplo: velho personagem level 154:
velocidade não-alterada = 200 + [2 * (154-1)] = 200 + 2 * 153 = 200 + 306 = 506



Aperfeiçoamente de velocidade através de itens e magias
Agora que você já sabe como funciona o básico da velocidade, agora
vamos aos itens mágicos e às magias que "turbinam" a sua velocidade.

Atualmente existem dois itens que podem faze-lo mais rápido: BoH e time ring.

BoH podem ser utilizadas nos pés do seu personagem e aumentam a
sua velocidade em +40 pontos. É o equivalente a ganhar 20 levels em
termos de velocidade. A coisa boa é que ela nunca acaba. A desvantagem
é que ela não oferece proteção (arm: 0).

Time rings podem ser utilizados no dedo direito do seu
personagem e aumentam a sua velocidade em +60 pontos, o que equivale a
30 levels em termos de velocidade. A desvantagem é que cada anel dura
apenas 10 minutos e é muito difícil de ser encontrado. A única fonte
conhecida para os time rings (além das quests) são as Giant Spiders,
que lhe dão como loot raro após mortas com sucesso

As magias que lhe fazem ficar mais veloz são haste (utani hur) e strong
haste (utani gran hur). Enquanto haste pode ser utilizada por cada
jogador premium account e sua respectiva vocação, strong haste é
limitada por druids e sorcerers (premium account também é necessária).
Os requerimentos básicos para ambas as magias devem ser preenchidos, é
claro. Para haste são eles: 60 mana e magic level 4. Para strong haste:
100 mana e magic level 8. Haste dura 60 segundos enquanto strong haste
dura apenas 40 segundos, mas oferece um ganho muito maior de
velocidade. Agora temos a pergunta interessante: em quantos pontos as
magias haste e strong haste aumentam a sua velocidade?

Após algum tempo de investigação eu obtive alguns valores para haste e
strong haste, analisando o level e a velocidade de algumas pessoas.
Entretanto o aumento de ambos não era um valor fixo como acontece com
um dos itens mágicos e o acréscimo de velocidade também não era um
valor percentual fixo. Mas eu ainda tinha alguns valores para continuar
minhas pesquisas. Peguei esses dados que tinha e procurei diretamente
pela fórmula. Como o acréscimo parecia linear, eu obtive uma fórmula
básica para haste, mas não era o valor correto por várias razões. Uma
delas é que os gráficos (para minha surpresa) não partiam do zero (x=0,
y=0). Outro motivo é que cada valor estava arredondado, então a minha
fórmula não era muito precisa.


O aumento de velocidade era exato, assim como eu precisava. Agora a
única coisa que faltava era era adivinhar o valor exato em x=0 como a
fórmula para gráfico linear é: y = m*x + n. Eventualmente eu encontrei
o valor exato pelo qual eu procurava, fazendo uma fórmula precisa para
calcular os efeitos do haste dependendo da velocidade não-alterada do
personagem.
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