PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe|

Cyrano de Bergerac

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo
AutorMensagem
Douglanilo
avatar
Mestre
Mestre

Masculino Postagens : 959
Data de inscrição : 02/04/2009


Ver perfil do usuário http://www.twevergrand.com
MensagemAssunto: Cyrano de Bergerac Seg Nov 16, 2009 2:04 pm

Cyrano de Bergerac
Edmond Rostand

Introdução
Cyrano de Bergerac (pronuncia-se cirranô dê berrgerrác) foi encenada pela primeira vez em 1987, em Paris. Desde então, tem sido um enorme sucesso, traduzida em muitas línguas e encenada em vários países, particularmente na França, onde vem sendo continuada levada à cena pelas melhores companhias teatrais e por seus melhores atores. Conhecida mundialmente como a história de amor frustado entre Cyrano, homem genial e corajoso, dotado de um nariz
desproporcional, e a bela Roxana, a obra é na verdade muito mais que isso.

Isabel
de Lorenzo


Personagens
Vamos começar com os personagens, já que o primeiro a ser mencionado no livro adaptado por Isabel de Lorenzo.

Começamos por Cyrano de Bergerac, que é o protagonista da peça. Particularmente o personagem tem um estilo próprio, como dito, tem incrível habilidade em lutas e poemas, além de outros grandes fatores. Mas, o mesmo é considerado o centro das atenções (no caso da peça em si), e isso pode ter causado um constrangimento no desenvolvimento de outros personagens.
Roxana, também outra personagem sem igual, caracterizada por sua beleza e por seu gosto refinado, ela é prima de Cyrano. Ela é a que mais tem desenvolvimento na história. Só lendo que percebemos.

Há também Cristiano de Neuvillete (que dessa vez tem um sobrenome*), um jovem e belo rapaz, mas é pouco brilhante ao expressar-se. Ele faz um sistema de pacto com Cyrano, ele se tornam amigos, mesmo um dando uma desconfiada do outro, Cyrano sempre quebrava o galho, hehe.

Aí como em qualquer história, o vilão. De Guiche é como se fosse o antônimo de Cyrano, simboliza o oposto de Cyrano e tudo aquilo que
ele (Cyrano) combate.


E é claro, os coadjuvantes, os personagens secundários, se assim podemos dizer. São os amigos de Cyrano: Le Bret (pronúncia: lê bré) e Ragueneau (pronúncia: raguenô). Le Bret é aquele portador
de segredos, mas nunca conseguiu abrir o coração de Cyrano, pelo mais que tentasse, depois dizem que o coração de mulher é um mar profundo, de Cyrano deve ser o Oceano Atlântico! Hehe (mesmo ele sendo homem, apenas comparação). Aí o Ragueneau, diferente de De Guiche, ele é o antônimo do feliz de Cyrano, ele é ao mesmo tempo poeta e cozinheiro, e é consegue unir o espírito à satisfação física, o que o amigo jamais consegue, que vida hein.


*Achei o nome de Roxana: Madeleine Robin, encontra-se no Ato I.


Aparece mais personagens como Cuigy (pronúncia: cüijí) e Lignière (pronúncia: linhérr), no primeiro Ato, mas como não é legal falar de todos os personagens, para que você não fique com preguiça de ler o livro
(ou assistir alguma peça/filme) vamos parar de falar de personagens e sim voltar na história.

Nota Personagens: 9.5


História
O que é notável, ele se passa em uma certa época e não entra em situações absurdas como gigantes, elfos. O Ato I começa em uma apresentação (dentro de outra... a peça, sabe?) no Teatro do Paço de Borgonha, em Paris, 1640. E parece que algumas pessoas perderam a hora... o problema não é meu.

O espectador (ou leitor, no meu caso), ao ver pela primeira vez, não tem nenhuma ideia de 'como é' que se passa. Mas vemos que cada Cena são curtas e às vezes curtas demais... ou longas. Mas sabemos quem é Cyrano já no Ato I mesmo. Que bom né?

O que é interessante, que em todo lugar há um poema (nem que seja improviso fingido) e isso faz que todo mundo fique maravilhado.

A história em si ficou presa de um jeito positivo na vida de Cyrano em ligação com Roxana e Cristiano, em que ele se torna um 'protetor' de Cristiano, e o ajuda em cartas de amor para Roxana, mesmo sabendo que estaria ajudando um 'rival', já que ele ama loucamente ela. Que louco, não?

Ah sim, mas teve um jeito negativo. Alguns personagens 'ficaram para trás', no caso de não ter mais indícios dos mesmos. Mas isso não estragou muito, só deixou alguns confusos.

No decorrer dela, ambos trabalham juntos (Cyrano claro que trabalhou mais) até que um ponto que Cristiano acha que pode fazer o trabalho sozinho, e se deu mal, haha. E então ele voltou a pedir ajuda. Que
bondade hein Cyrano?


Não quero estragar a diversão, o final é bem comovente..

NotaHistória: 9.8


Cenário
Admita: em todo livro, você pelo menos imagina 5% do que lê. Se ler o livro, você vai imaginar como se fosse um filme, sentir a emoção.

No casodo livro, ele foi bem detalhado, ao explicar onde é, quem está. Não cheguei a ver alguma peça ou filme, mas acho que minha imaginação já permite que eu visualize isso.

Nota Cenário: 10.0

Música
Não, não estou ficando louco. Na questão de música, aqueles poemas que são recitados, podemos ouvir (peça/filme) ou recitar por nós
mesmos, inventando um ritmo original (ou não). Já tentou? Até que Cyrano em uma parte, ele 'canta' falando sobre seu nariz em vários 'ritmos', personalidades alternadas apenas para zombar do nariz. Quanto será que media?



Diferente daqueles desenhos infantis da Disney (não resisti), as 'músicas' são boas de ouvir e dão inspiração em nosso dia-a-dia ou quem
está afim de escrever algo, quem sabe.


Nota Música: 10.0


Já acabou?
É, já acabou, foi simples, duas páginas no OpenOffice. Bom, a crítica construtiva foi feita por Douglas, conhecido na internet como Douglanilo.

Espero que não coloquem em outro lugar sem minha permissão.

Nota Geral: 9.8

_________________________________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Suigiure
avatar
Intermediário
Intermediário

Masculino Postagens : 120
Data de inscrição : 01/09/2009


Ver perfil do usuário
MensagemAssunto: Re: Cyrano de Bergerac Seg Nov 16, 2009 2:09 pm

Não acabei de ler a avaliação,mas já lí uma adptação deste livro na quarta série,gostei,pretendo ler a avaliação depois.
Voltar ao Topo Ir em baixo

Cyrano de Bergerac

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
The World of EverGrand :: Desenvolvimento :: Roteiros :: Análises-