PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe|

New Title v1.0

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo
AutorMensagem
Douglanilo
avatar
Mestre
Mestre

Masculino Postagens : 959
Data de inscrição : 02/04/2009


Ver perfil do usuário http://www.twevergrand.com
MensagemAssunto: New Title v1.0 Dom Out 25, 2009 11:46 am

New Title v1.0
por VitorJ



Introdução

Modifica o título padrão do RMVX, Fazendo com que tenha a famosa tela de "Press Start" e também opções por pictures e cena de credito.


Características

  • Customizavel,
  • Feito por pictures, Assim mais bonito.



Screenshots
Spoiler:
 

Como usar

Cole acima do main, Tenha as imagens na pasta Graphics\System e só.

Para que o press_start funcione você deve trocar o main padrão por esse:
Código:
#==============================================================================
# Main
#------------------------------------------------------------------------------
# Após o final de cada definição de classe o processo principal
# do jogo é iniciado. Esta é a classe principal do jogo.
#==============================================================================

unless Font.exist?("UmePlus Gothic")
  print "A fonte UmePlus Gothic não foi encontrada."
  exit
end

begin
  Graphics.freeze
  ## Editado aqui.  ##
  $scene = Scene_Press_Start.new
  ## ## ## ## ## ## ##
  $scene.main while $scene != nil
  Graphics.transition(30)
rescue Errno::ENOENT
  filename = $!.message.sub("Arquivo não encontrado - ", "")
  print("O arquivo #{filename} não foi encontrado.")
end

Demo

4shared.com/file/143128237/b4d91a10/Pacote_de_Novo_Titulo.html

script
Aconselho baixar a demo por ter todas as imagens.
Código:

#==============================================================================
# Scene_Title
#------------------------------------------------------------------------------
# Criado por VitorJ,
# Mostra as opções em imagens
# E também tem a opção de creditos.
#------------------------------------------------------------------------------
# Para usa-lo, adicione o script acima do main e abaixo do scene_title.
# Todas as imagens devem estár na pasta Graphics\System
#==============================================================================

module ST
  BG = "Title_BG"            # Nome da imagem de fundo.
  Opt = "Title_Opt_"          # Nome da imagens de opção, devem ter o numero logo apos o nome
  # Ex:
  # Opt = "Opt_"
  # Então, A opção de novo jogo vai ser "Opt_1" e a de load vai ser "Opt_2" e assim por diante.
  Credits_N = ["Criador","Teste"]    # Nome de credito em cada opção
  Credits_I = ["Credits_1","Credits_2"]  # Nome da imagen de creditos das opções, na ordem acima     
end

#==============================================================================
# Scene_End
#------------------------------------------------------------------------------
# Classe de operações da tela.
#==============================================================================

class Scene_Credits < Scene_Base
  include ST
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Inicialização do processo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def start
    super
    create_command_window
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Processo pós-inicialização
  #--------------------------------------------------------------------------
  def post_start
    super
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Preparação para finalização
  #--------------------------------------------------------------------------
  def pre_terminate
    super
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Fim do processo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def terminate
    @command_window.dispose
    @dummy_window.dispose
    for sprite in @img
      sprite.dispose
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Retornar à tela original
  #--------------------------------------------------------------------------
  def return_scene
    $scene = Scene_Title.new
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Atualização da tela
  #--------------------------------------------------------------------------
  def update
    super
    @command_window.update
    update_opt
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Criação da janela de comandos
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_command_window
    credits = []
    for i in 0..(Credits_N.size)
      if i == (Credits_N.size)
        credits[i] = "Sair"
      else
        credits[i] = Credits_N[i]
      end
    end
    @command_window = Window_Command.new(172, credits)
    @dummy_window = Window_Base.new(172,0,372,416)
    @command_window.height = 416
    @img = []
    for i in 0..(Credits_I.size)-1
      @img[i] = Sprite.new
      @img[i].bitmap = Cache.system(Credits_I[i])
      @img[i].zoom_x = 2
      @img[i].zoom_y = 2
      @img[i].x = 172
      @img[i].y = 0
      @img[i].opacity = 0
      @img[i].z = @dummy_window.z + 1
    end
  end
  def update_opt
    if Input.trigger?(Input::B)
      Sound.play_cancel
      $scene = Scene_Title.new
    end
    if @command_window.index == Credits_I.size
      for i in 0..(Credits_I.size)-1
        @img[i].zoom_x = 2
        @img[i].zoom_y = 2
        @img[i].opacity = 0
        if Input.trigger?(Input::C)
          $scene = Scene_Title.new
          Sound.play_decision
        end
      end
    else
      for i in 0..(Credits_I.size)-1
        if i == @command_window.index
          @img[i].zoom_x -= 0.1 if @img[i].zoom_x > 1
          @img[i].zoom_y -= 0.1 if @img[i].zoom_y > 1
          @img[i].opacity += 25 if @img[i].opacity < 250
        else
          @img[i].zoom_x = 2
          @img[i].zoom_y = 2
          @img[i].opacity = 0
        end
      end
    end
  end
end

class Scene_Title < Scene_Base
  include ST
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Processo principal
  #--------------------------------------------------------------------------
  def main
    if $BTEST                        # Se for teste de batalha
      battle_test                    # Teste inicia
    else                              # Se você está jogando normal
      super                          # Vá ao processo principal
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Inicialização do processo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def start
    super
    load_database                    # Carrega o banco de dados
    create_game_objects              # Cria os objetos do jogo
    check_continue                    # Verifica se há arquivos salvos
    create_command_window            # Cria a janela de comandos
    create_title_graphic              # Cria o gráfico de título
    play_title_music                  # Toca a música de título
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Transição
  #--------------------------------------------------------------------------
  def perform_transition
    Graphics.transition(20)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Início do processo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def post_start
    super
    open_command_window
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Preparação para fim do processo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def pre_terminate
    super
    close_command_window
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Fim do processo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def terminate
    super
    dispose_command_window
    snapshot_for_background
    dispose_title_graphic
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Atualização da tela
  #--------------------------------------------------------------------------
  def update
    super
    @command_window.update
    if Input.trigger?(Input::C)
      case @command_window.index
      when 0    # Novo Jogo
        command_new_game
      when 1    # Continuar
        command_continue
      when 2
        command_credits
      when 3    # Sair
        command_shutdown
      end
    end
    update_sel
  end
  def command_credits
    $scene = Scene_Credits.new
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Carregamento do banco de dados
  #--------------------------------------------------------------------------
  def load_database
    $data_actors        = load_data("Data/Actors.rvdata")
    $data_classes      = load_data("Data/Classes.rvdata")
    $data_skills        = load_data("Data/Skills.rvdata")
    $data_items        = load_data("Data/Items.rvdata")
    $data_weapons      = load_data("Data/Weapons.rvdata")
    $data_armors        = load_data("Data/Armors.rvdata")
    $data_enemies      = load_data("Data/Enemies.rvdata")
    $data_troops        = load_data("Data/Troops.rvdata")
    $data_states        = load_data("Data/States.rvdata")
    $data_animations    = load_data("Data/Animations.rvdata")
    $data_common_events = load_data("Data/CommonEvents.rvdata")
    $data_system        = load_data("Data/System.rvdata")
    $data_areas        = load_data("Data/Areas.rvdata")
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Carregamento do banco de dados para teste de batalha
  #--------------------------------------------------------------------------
  def load_bt_database
    $data_actors        = load_data("Data/BT_Actors.rvdata")
    $data_classes      = load_data("Data/BT_Classes.rvdata")
    $data_skills        = load_data("Data/BT_Skills.rvdata")
    $data_items        = load_data("Data/BT_Items.rvdata")
    $data_weapons      = load_data("Data/BT_Weapons.rvdata")
    $data_armors        = load_data("Data/BT_Armors.rvdata")
    $data_enemies      = load_data("Data/BT_Enemies.rvdata")
    $data_troops        = load_data("Data/BT_Troops.rvdata")
    $data_states        = load_data("Data/BT_States.rvdata")
    $data_animations    = load_data("Data/BT_Animations.rvdata")
    $data_common_events = load_data("Data/BT_CommonEvents.rvdata")
    $data_system        = load_data("Data/BT_System.rvdata")
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Criação dos objetos do jogo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_game_objects
    $game_temp          = Game_Temp.new
    $game_message      = Game_Message.new
    $game_system        = Game_System.new
    $game_switches      = Game_Switches.new
    $game_variables    = Game_Variables.new
    $game_self_switches = Game_SelfSwitches.new
    $game_actors        = Game_Actors.new
    $game_party        = Game_Party.new
    $game_troop        = Game_Troop.new
    $game_map          = Game_Map.new
    $game_player        = Game_Player.new
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Verifica se há arquivos salvos
  #--------------------------------------------------------------------------
  def check_continue
    @continue_enabled = (Dir.glob('Save*.rvdata').size > 0)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Criação do gráfico de título
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_title_graphic
    @sprite = Sprite.new
    @sprite.bitmap = Cache.system(BG)
    @opt = []
    for i in 0..3
      @opt[i] = Sprite.new
      @opt[i].bitmap = Cache.system(Opt+"#{i+1}")
    end
    @i = -1
    update_sel
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Atualiza as imagens
  #--------------------------------------------------------------------------
  def update_sel
    if @i != @command_window.index
      @i = @command_window.index
      case @command_window.index
      when 0
        @o = [true,false,false,false]
      when 1
        @o = [false,true,false,false]
      when 2
        @o = [false,false,true,false]
      when 3
        @o = [false,false,false,true]
      end
    end
    for i in 0..3
      if @o[i] == true and @opt[i].opacity < 255
        @opt[i].opacity += 5
        @opt[i].blend_type = 0
      elsif @o[i] == false and @opt[i].opacity > 120
        @opt[i].opacity -= 5
        @opt[i].blend_type = 1
      end
      @opt[i].update
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Dispose do gráfico de título
  #--------------------------------------------------------------------------
  def dispose_title_graphic
    for i in 0..3
      @opt[i].dispose
    end
    @sprite.bitmap.dispose
    @sprite.dispose
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Criação da janela de comandos
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_command_window
    s1 = Vocab::new_game
    s2 = Vocab::continue
    s3 = "Creditos"
    s4 = Vocab::shutdown
    @command_window = Window_Command.new(428, [s1,s2,s3,s4], 2, 2)
    @command_window.x = (544 - @command_window.width) / 2
    @command_window.y = 288
    if @continue_enabled                    # Se houver arquivos salvos
      @command_window.index = 1            # Opção habilitada
    else                                    # Se não houver arquivos salvos
      @command_window.draw_item(1, false)  # Opção desabilitada
    end
    @command_window.openness = 0
    @command_window.open
    @command_window.x = -1000
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Dispose da janela de comandos
  #--------------------------------------------------------------------------
  def dispose_command_window
    @command_window.dispose
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Abre a janela de comandos
  #--------------------------------------------------------------------------
  def open_command_window
    @command_window.open
    begin
      @command_window.update
      Graphics.update
    end until @command_window.openness == 255
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Fecha a janela de comandos
  #--------------------------------------------------------------------------
  def close_command_window
    @command_window.close
    begin
      @command_window.update
      Graphics.update
    end until @command_window.openness == 0
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Toca a música de título
  #--------------------------------------------------------------------------
  def play_title_music
    $data_system.title_bgm.play
    RPG::BGS.stop
    RPG::ME.stop
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Verifica se há uma Posição Inicial de Personagem
  #--------------------------------------------------------------------------
  def confirm_player_location
    if $data_system.start_map_id == 0
      print "A Posição Inicial de Personagem não foi definida."
      exit
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Comando: Novo Jogo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def command_new_game
    confirm_player_location
    Sound.play_decision
    $game_party.setup_starting_members            # A equipe (party) inicial
    $game_map.setup($data_system.start_map_id)    # Posição inicial no mapa
    $game_player.moveto($data_system.start_x, $data_system.start_y)
    $game_player.refresh
    $scene = Scene_Map.new
    RPG::BGM.fade(1500)
    close_command_window
    Graphics.fadeout(60)
    Graphics.wait(40)
    Graphics.frame_count = 0
    RPG::BGM.stop
    $game_map.autoplay
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Comando: Continuar
  #--------------------------------------------------------------------------
  def command_continue
    if @continue_enabled
      Sound.play_decision
      $scene = Scene_File.new(false, true, false)
    else
      Sound.play_buzzer
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Comando: Sair
  #--------------------------------------------------------------------------
  def command_shutdown
    Sound.play_decision
    RPG::BGM.fade(800)
    RPG::BGS.fade(800)
    RPG::ME.fade(800)
    $scene = nil
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Teste de batalha
  #--------------------------------------------------------------------------
  def battle_test
    load_bt_database                  # Carrega o banco de dados para o teste
    create_game_objects              # Cria os objetos do jogo
    Graphics.frame_count = 0          # Inicialização da contagem de frames
    $game_party.setup_battle_test_members
    $game_troop.setup($data_system.test_troop_id)
    $game_troop.can_escape = true
    $game_system.battle_bgm.play
    snapshot_for_background
    $scene = Scene_Battle.new
  end
end

Código:
#==============================================================================
# Scene_Press_Start
#------------------------------------------------------------------------------
# Criado por VitorJ,
# Adiciona uma tela antes do titulo que sera a tela que ira esperar o jogador
# pressionar Enter, ou outra tecla costumizada.
#------------------------------------------------------------------------------
# Para usa-lo você deve cola-lo acima do main, E editar uma linha do main.
# Substitua isso:
# "$scene = Scene_Title.new" por isso "$scene = Scene_Press_Start.new"
#------------------------------------------------------------------------------
# As imagens devem estar na pasta Gaphics\System\
#==============================================================================
module SPS
      #[Nome,Volume,Velocidade]
  BGM = ["Scene1",100,100]      # Musica que vai ser tocada deve está na pasta bgm
  SE = ["Save",100,100]          # SE que vai tocar ao apertar enter
 
  Back = "PS_BG"                # Imagem de fundo
  Back_Mov = [0,0]              # Movimento da imagem de fundo [x,y]
  Back_Opac = 255              # Opacidade da imagem de fundo
  Back_Blend = 0                # Tipo de efeito (0=normal,1=mais brilho,2=inverter)
 
  Fog = "PS_Fog"                # Imagem que vai ficar sobre a imagem de fundo
  Fog_Mov = [1,0]              # Movimento da imagem de fog
  Fog_Opac = 100                # Opacidade da imagen de fog
  Fog_Blend = 1                # Tipo de efeito (0=normal,1=mais brilho,2=inverter)
 
  Title = "PS_Title"            # Imagen com o texto do titulo
  Title_Opac = 255              # Opacidade do titulo
 
  PS = "Press_Start"            # Imagen do texto para pressionar enter
  PS_Blend = 0                  # Tipo de efeito (0=normal,1=mais brilho,2=inverter)
end
class Scene_Press_Start < Scene_Base
  include SPS
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Inicialização do processo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def start
    super
    Audio.bgm_play("Audio/BGM/"+BGM[0],BGM[1],BGM[2]) if BGM[0] != ""
    create_sprites
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Criação das Imagens
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_sprites
    @p = false
    @bg = Plane.new
    @bg.bitmap = Cache.system(Back)
    @bg.opacity = Back_Opac
    @bg.blend_type = Back_Blend
    @fog = Plane.new
    @fog.bitmap = Cache.system(Fog)
    @fog.opacity = Fog_Opac
    @fog.blend_type = Fog_Blend
    @title = Sprite.new
    @title.bitmap = Cache.system(Title)
    @title.opacity = Title_Opac
    @ps = Sprite.new
    @ps.bitmap = Cache.system(PS)
    @ps.blend_type = PS_Blend
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Fim do processo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def terminate
    dispose_sprites
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Deleta as Imagens
  #--------------------------------------------------------------------------
  def dispose_sprites
    @bg.dispose
    @fog.dispose
    @title.dispose
    @ps.dispose
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Atualização da tela
  #--------------------------------------------------------------------------
  def update
    super
    if Input.trigger?(Input::C)
      Audio.se_play("Audio/SE/"+SE[0],SE[1],SE[2]) if SE[0] != ""
      $scene = Scene_Title.new
    end
    update_sprites
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Atualização das Imagens
  #--------------------------------------------------------------------------
  def update_sprites
    @bg.ox += Back_Mov[0]
    @bg.oy += Back_Mov[1]
    @fog.ox += Fog_Mov[0]
    @fog.oy += Fog_Mov[1]
    @ps.update
    if @p == false
      @ps.opacity -= 5
    else
      @ps.opacity += 5
    end
    if @ps.opacity <= 0
      @p = true
    elsif @ps.opacity >= 255
      @p = false
    end
  end
end

Créditos e Agradecimentos

  • VitorJ, Por criar.
  • "MogHunter, Tirei a ideia do jogo Memories Of Mana feito por ele.." - VitorJ
Voltar ao Topo Ir em baixo

New Title v1.0

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
The World of EverGrand :: Programação em Linguagens :: Ruby Game Scripting System :: Scripts :: RPG Maker VX-