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Helper v1.1

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MensagemAssunto: Helper v1.1 Dom Out 11, 2009 5:08 pm

Helper v1.1


Introdução

Este é um script que mostra um pequeno menu, com algumas opções,explicando aos jogadores algumas partes do jogo, como o Menu e a Batalha.Sei que o script é um pouco inútil, pois a maioria dos jogadores são
makers, mas se a sua intenção é divulgar para jogadores normais, talvez o script venha bem a acalhar.

Características

  1. Explica partes vitais do jogo;
  2. É possível acessar o script através de uma opção no menu, que ele mesmo o cria automaticamente, se habilitado.
  3. Já vem pré-definido, sem a necessidade e o trabalho de configurar os textos de ajuda.

Screenshots





Como usar

Ele já vem pré-definido, sem a necessidade de grandes modificações, que aliás, as únicas modificações já são acessivéis através do inicio do script.
Salve a imagem abaixo na pasta 'Pictures' do seu projeto com o nome de Helper - Logo:



Depois disso, no próprio script, defina a tecla de atalho que servirá de acesso a ele (por padrão, a tecla é F8), indique se deseja criar uma opção no menu chamado 'Ajuda' e descreva a versão do seu jogo.


Script:

Código:
#==============================================================================
# Helper v1.1 - Programa de Ajuda do VX
#------------------------------------------------------------------------------
# Mostra uma janela com ajuda aos jogadores
#==============================================================================
#------------------------------------------------------------------------------
# Criado por: Bnezinho
# Ultima atualização: 15 de Fevereiro de 2009
# Entre em contato conosco: abnermatheus_xd@hotmail.com
#------------------------------------------------------------------------------
module Ajuda
  TECLA = Input::F8 #Tecla que chama o Menu Ajuda no Mapa
  IMAGEM_DE_LOGO = "Helper - Logo" #Imagem que aparecerá no inicio
  VERSAO = "1.1" #Versão do jogo
  IN_MENU = true #Se ativado, cria uma opção no menu para acessar o script
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Cria a Janela de Apresentação do Programa
#--------------------------------------------------------------------------
class Window_Ajuda < Window_Base
  def initialize
    super(160,0,384,416)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    refresh
  end
  def refresh
    self.contents.clear
    self.back_opacity = 200
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.font.size = 30
    self.contents.draw_text(80,0,self.width - 40,WLH,"Menu de Ajuda")
    self.contents.font.color = normal_color
    self.contents.font.size = 20
    self.contents.draw_text(10,40,self.width - 40,WLH,"Olá! Seja Bem Vindo ao Menu de Ajuda.")
    self.contents.draw_text(10,60,self.width - 40,WLH,"Aqui você poderá encontrar informações")
    self.contents.draw_text(10,80,self.width - 40,WLH,"sobre várias áreas do jogo.")
    self.contents.draw_text(10,100,self.width - 40,WLH,"Comece sua busca navegando pelas seleções")
    logo = Cache.picture(Ajuda::IMAGEM_DE_LOGO)
    rect = Rect.new(0,0,logo.width,logo.height)
    self.contents.blt(50,130,logo,rect)
    self.contents.font.size = 16
    self.contents.draw_text(180,364,self.width - 40,WLH,"Criado por:")
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.draw_text(270,364,self.width - 40,WLH,"Bnezinho")
  end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Cria a Janela de Versão do Jogo
#--------------------------------------------------------------------------
class Window_Versao < Window_Base
  def initialize
    super(0,340,160,75)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    refresh
  end
  def refresh
    self.contents.clear
    self.back_opacity = 200
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.draw_text(5,0,self.width - 40,WLH,"Versão")
    self.contents.font.color = normal_color
    self.contents.draw_text(30,20,self.width - 40,WLH,Ajuda::VERSAO)
  end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Cria a Janela de Informações Básicas
#--------------------------------------------------------------------------
class Window_Basico < Window_Base
  def initialize
    super(160,0,384,416)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    refresh
  end
  def refresh
    self.contents.clear
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.font.size = 25
    self.contents.draw_text(50,0,self.width - 40,WLH,"Requerimentos Mínimos:")
    self.contents.font.size = 20
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.draw_text(20,30,self.width - 40,WLH,"Sistema Operacional:")
    self.contents.font.color = normal_color
    self.contents.draw_text(30,50,self.width - 40,WLH,"Microsoft®️ Windows®️ 2000 / XP / Vista")
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.draw_text(20,70,self.width - 40,WLH,"Processador:")
    self.contents.font.color = normal_color
    self.contents.draw_text(30,90,self.width - 40,WLH,"Intel®️ Pentium®️ III 1.0GHz ou superior")
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.draw_text(20,110,self.width - 40,WLH,"Memória RAM:")
    self.contents.font.color = normal_color
    self.contents.draw_text(30,130,self.width - 40,WLH,"256 MB ou superior")
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.draw_text(20,150,self.width - 40,WLH,"Resolução:")
    self.contents.font.color = normal_color
    self.contents.draw_text(30,170,self.width - 40,WLH,"1024x768 +")
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.font.size = 25
    self.contents.draw_text(100,200,self.width - 40,WLH,"Controles")
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.font.size = 20
    self.contents.draw_text(20,225,self.width - 40,WLH,"SHIFT:")
    self.contents.font.color = normal_color
    self.contents.draw_text(110,225,self.width - 40,WLH,"Correr")
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.draw_text(20,245,self.width - 40,WLH,"ESC:")
    self.contents.font.color = normal_color
    self.contents.draw_text(110,245,self.width - 40,WLH,"Cancelar, Chamar Menu")
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.draw_text(20,265,self.width - 40,WLH,"ENTER:")
    self.contents.font.color = normal_color
    self.contents.draw_text(111,265,self.width - 40,WLH,"Aceitar")
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.draw_text(20,285,self.width - 40,WLH,"Q:")
    self.contents.font.color = normal_color
    self.contents.draw_text(111,285,self.width - 40,WLH,"Ir à página anterior")
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.draw_text(20,305,self.width - 40,WLH,"W:")
    self.contents.font.color = normal_color
    self.contents.draw_text(111,305,self.width - 40,WLH,"Ir à próxima página")
    self.contents.draw_text(20,325,self.width - 40,WLH,"O movimento do herói é correspondente às setas")
  end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Cria a Janela de Informações sobre o mapa
#--------------------------------------------------------------------------
class Window_Mapa < Window_Base
  def initialize
    super(160,0,384,416)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    refresh
  end
  def refresh
    self.contents.clear
    self.back_opacity = 200
    self.contents.font.size = 25
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.draw_text(130,0,self.width - 40,WLH,"O Mapa")
    self.contents.font.size = 20
    self.contents.font.color = normal_color
    self.contents.draw_text(30,30,self.width - 40,WLH,"O mapa é a representação virtual")
    self.contents.draw_text(0,50,self.width - 40,WLH,"de um cenário, o meio ao qual os")
    self.contents.draw_text(0,70,self.width - 40,WLH,"personagens caminham.")
    self.contents.draw_text(30,90,self.width - 40,WLH,"O mapa é constituido por peças")
    self.contents.draw_text(0,110,self.width - 40,WLH,"chamadas Tiles.")
    self.contents.draw_text(30,130,self.width - 40,WLH,"Sobre o mapa você poderá explorar")
    self.contents.draw_text(0,150,self.width - 40,WLH,"o mundo do RPG, encontrar criaturas,")
    self.contents.draw_text(0,170,self.width - 40,WLH,"adquirir itens, etc... É possível fazer")
    self.contents.draw_text(0,190,self.width - 40,WLH,"o herói correr pressionando SHIFT.")
    self.contents.draw_text(0,210,self.width - 40,WLH,"Use as setas do teclado para")
    self.contents.draw_text(0,230,self.width - 40,WLH,"se movimentar, ENTER para falar")
    self.contents.draw_text(0,250,self.width - 40,WLH,"com um NPC, Esc para Chamar o MENU")
  end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Cria a Janela de Informações sobre o Menu
#--------------------------------------------------------------------------
class Window_Menu < Window_Base
  def initialize
    super(160,0,384,416)
    self.contents =  Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    refresh
  end
  def refresh
    self.contents.clear
    self.back_opacity = 200
    self.contents.font.size = 25
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.draw_text(130,0,self.width - 40,WLH,"O Menu")
    self.contents.font.size = 20
    self.contents.font.color = normal_color
    self.contents.draw_text(30,30,self.width - 40,WLH,"O Menu é um conjunto de opções e")
    self.contents.draw_text(0,50,self.width - 40,WLH,"seleções a qual é possível, desde")
    self.contents.draw_text(0,70,self.width - 40,WLH,"usar itens e ver atributos do herói, até")
    self.contents.draw_text(0,90,self.width - 40,WLH,"Salvar o jogo.")
    self.contents.draw_text(30,110,self.width - 40,WLH,"Você pode acessar o Menu, basta")
    self.contents.draw_text(0,130,self.width - 40,WLH,"pressionar ESC!")
    self.contents.draw_text(0,150,self.width - 40,WLH,"Assim, se abrirá várias opções")
    self.contents.draw_text(0,170,self.width - 40,WLH,"como 'Itens', que mostrará os")
    self.contents.draw_text(0,190,self.width - 40,WLH,"itens do grupo e lhe permitirá")
    self.contents.draw_text(0,210,self.width - 40,WLH,"usá-los (alguns).")
    self.contents.draw_text(0,230,self.width - 40,WLH,"'Habilidades', que mostrará as")
    self.contents.draw_text(0,250,self.width - 40,WLH,"magias do herói, 'Equipamento',")
    self.contents.draw_text(0,270,self.width - 40,WLH,"que lhe permitirá usar armas e")
    self.contents.draw_text(0,290,self.width - 40,WLH,"armaduras, E também o 'Save'")
    self.contents.draw_text(0,310,self.width - 40,WLH,"que salva o jogo.")
  end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Cria a Janela de Informações sobre o sistema de Batalha
#--------------------------------------------------------------------------
class Window_Batalha < Window_Base
  def initialize
    super(160,0,384,416)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    refresh
  end
  def refresh
    self.contents.clear
    self.back_opacity = 200
    self.contents.font.size = 25
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.draw_text(130,0,self.width - 40,WLH,"A batalha")
    self.contents.font.size = 20
    self.contents.font.color = normal_color
    self.contents.draw_text(30,30,self.width - 40,WLH,"A batalha é uma cena onde o herói")
    self.contents.draw_text(0,50,self.width - 40,WLH,"luta contra seus inimigos, ganhando dele")
    self.contents.draw_text(0,70,self.width - 40,WLH,"ou não.")
    self.contents.draw_text(30,90,self.width - 40,WLH,"A batalha tática dos RPG consistem em")
    self.contents.draw_text(0,110,self.width - 40,WLH,"um batalha por turnos, onde tanto o herói")
    self.contents.draw_text(0,130,self.width - 40,WLH,"quanto o inimigo deve esperar o turno do outro")
    self.contents.draw_text(0,150,self.width - 40,WLH,"para atacar, defender ou seja lá que ação escolha.")
    self.contents.draw_text(30,170,self.width - 40,WLH,"No jogo, há a opção de fugir, caso você")
    self.contents.draw_text(0,190,self.width - 40,WLH,"não queira batalhar. Caso contrário, escolha Lutar.")
    self.contents.draw_text(0,210,self.width - 40,WLH,"Caso tenha escolhido Lutar, lhe é possível:")
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.draw_text(0,230,self.width - 40,WLH,"Atacar")
    self.contents.font.color = normal_color
    self.contents.draw_text(120,230,self.width - 40,WLH," - Ataca o inimigo.")
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.draw_text(0,250,self.width - 40,WLH,"Habilidades")
    self.contents.font.color = normal_color
    self.contents.draw_text(120,250,self.width - 40,WLH," - Usa uma magia.")
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.draw_text(0,270,self.width - 40,WLH,"Itens")
    self.contents.font.color = normal_color
    self.contents.draw_text(120,270,self.width - 40,WLH," - Usa um item.")
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.draw_text(0,290,self.width - 40,WLH,"Defender")
    self.contents.font.color = normal_color
    self.contents.draw_text(120,290,self.width - 40,WLH," - Defende-se do ataque")
    self.contents.draw_text(120,290,self.width - 40,WLH,"do inimigo, tirando menos dano.")
  end
end
#------------------------------------------------------------------------------#
class Scene_Ajuda < Scene_Base
  def initialize(ajuda_index = 0)
    @ajuda_index = ajuda_index
  end
  def start
    super
    create_menu_background
    create_command_window
    @ajuda = Window_Ajuda.new
    @versao = Window_Versao.new
    @basico = Window_Basico.new
    @mapa = Window_Mapa.new
    @menu = Window_Menu.new
    @batalha = Window_Batalha.new
    @basico.visible = false
    @mapa.visible = false
    @menu.visible = false
    @batalha.visible = false
  end
  def post_start
    super
    open_command_window
  end
  def pre_terminate
    super
    close_command_window
  end
  def terminate
    super
    dispose_menu_background
    @command_window.dispose
    @ajuda.dispose
    @versao.dispose
    @basico.dispose
    @mapa.dispose
    @menu.dispose
    @batalha.dispose
  end
  def return_scene
    $scene = Scene_Menu.new
  end
  def update
    update_menu_background
    @command_window.update
    @ajuda.update
    @versao.update
    @basico.update
    @mapa.update
    @menu.update
    @batalha.update
    if Input.trigger?(Input::B)
      Sound.play_cancel
      return_scene
    elsif Input.trigger?(Input::C)
      case @command_window.index
      when 0  #Opção de Informações Básicas
        command_basico
      when 1  #A opção de Informações sobre o Mapa
        command_mapa
      when 2  #A opção sobre informações sobre o Menu
        command_menu
      when 3  #A opção sobre informações sobre a Batalha
        command_batalha
      when 4  #Sair
        command_sair
    end
    end
  end
  def update_menu_background
    super
    @menuback_sprite.tone.set(0,0,0,128)
  end
  def create_command_window
    s1 = "Básico"
    s2 = "Mapa"
    s3 = "Menu"
    s4 = "Batalha"
    s5 = "Sair"
    @command_window = Window_Command.new(160, [s1,s2,s3,s4,s5])
    @command_window.openness = 0
  end
  def dispose_command_window
    @command_window.dispose
  end
  def open_command_window
    @command_window.open
    begin
      @command_window.update
      Graphics.update
    end until @command_window.openness == 255
  end
  def close_command_window
    @command_window.close
    begin
      @command_window.update
      Graphics.update
    end until @command_window.openness == 0
  end
  def command_basico
    @basico.visible = true
    @ajuda.visible = false
    @mapa.visible = false
    @menu.visible = false
    @batalha.visible = false
  end
  def command_mapa
    @mapa.visible = true
    @basico.visible = false
    @ajuda.visible = false
    @menu.visible = false
    @batalha.visible = false
  end
  def command_menu
    @menu.visible = true
    @mapa.visible = false
    @basico.visible = false
    @ajuda.visible = false
    @batalha.visible = false
  end
  def command_batalha
    @batalha.visible = true
    @menu.visible = false
    @mapa.visible = false
    @basico.visible = false
    @ajuda.visible = false
  end
  def command_sair
    Sound.play_cancel
    $scene = Scene_Map.new
  end
end
class Scene_Map < Scene_Base
  alias original_initialize initialize
  def initialize
    original_initialize
  end
  alias original_update update
  def update
    if Input.trigger?(Ajuda::TECLA)
      Sound.play_decision
      $scene = Scene_Ajuda.new
    end
    original_update
  end
end
if Ajuda::IN_MENU == true
class Scene_Menu < Scene_Base
  def create_command_window
    s1 = Vocab::item
    s2 = Vocab::skill
    s3 = Vocab::equip
    s4 = Vocab::status
    s5 = Vocab::save
    s6 = Vocab::game_end
    @command_window = Window_Command.new(160, [s1, s2, s3, s4, s5, "Ajuda", s6])
    @command_window.index = @menu_index
    if $game_party.members.size == 0          # Se não houver membros na equipe
      @command_window.draw_item(0, false)    # Desabilita "Items"
      @command_window.draw_item(1, false)    # Desabilita "Habilidades"
      @command_window.draw_item(2, false)    # Desabilita "Equipamentos"
      @command_window.draw_item(3, false)    # Desabilita "Status"
    end
    if $game_system.save_disabled            # Se salvar for proibido
      @command_window.draw_item(4, false)    # Desabilita "Salvar"
    end
  end
  def update_command_selection
    if Input.trigger?(Input::B)
      Sound.play_cancel
      $scene = Scene_Map.new
    elsif Input.trigger?(Input::C)
      if $game_party.members.size == 0 and @command_window.index < 4
        Sound.play_buzzer
        return
      elsif $game_system.save_disabled and @command_window.index == 4
        Sound.play_buzzer
        return
      end
      Sound.play_decision
      case @command_window.index
      when 0      # Item
        $scene = Scene_Item.new
      when 1,2,3  # Habilidades, equipamento, status
        start_actor_selection
      when 4      # Salvar
        $scene = Scene_File.new(true, false, false)
      when 5
        $scene = Scene_Ajuda.new
      when 6      # Fim de jogo
        $scene = Scene_End.new
      end
    end
  end
 end
end

Creditos:

  1. Bnezinho(Por criar o Script)
  2. Zero por postar no TWEG

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MensagemAssunto: Re: Helper v1.1 Dom Out 11, 2009 9:05 pm

Opá, essa é nova e interessante!

O que é legal que é bem simples, com logo e alta personalização, uma obra muito boa do grande Abner (Bnezinho)!

Boa zero!

Até o/

_________________________________________
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zero
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MensagemAssunto: Re: Helper v1.1 Ter Out 13, 2009 3:18 pm

Sim a grande vantagem deste script é que pe bem facil de se personalizar.
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MensagemAssunto: Re: Helper v1.1

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Helper v1.1

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