PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe|

Apostila RGSS/RGSS2 | Cap.1 - Um pouco sobre a linguagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo
AutorMensagem
zecomeia
RPG Maker
RPG Maker

Masculino Postagens : 51

Ver perfil do usuário http://colmeia-do-ze.blogspot.com/
MensagemAssunto: Apostila RGSS/RGSS2 | Cap.1 - Um pouco sobre a linguagem Qui Set 03, 2009 10:14 pm

1.Um pouco sobre a linguagem

O RGSS(Ruby Game Scripting System) é o Ruby, que é uma linguagem de programação orientada à objetos, preparado para criação de jogos no software RPGMaker.Implantada no programa dedicado à criação de jogos RPGMaker XP, a “linguagem” ganhou uma nova "versão" denominada RGSS2 com a vinda do RPGMaker VX, nova versão do software criado pela Enterbrain.

Bem, apenas dizer o que é uma linguagem orientada a objetos pode não ser o bastante, lembrando que muitos dos que estão lendo esta apostila nunca tiveram contato com uma linguagem de programação, ou se já, esta pode não ter sido uma linguagem de programação orientada a objetos como Ruby.Então, além da explicação do que é uma linguagem de POO(Programação Orientada a Objetos, ou OOP no inglês), também será mostrado neste capítulo um pouco sobre um outro “tipo de linguagem”, linguagens estruturadas.

Programação Orientada a Objetos(POO)

O objetivo de uma linguagem de programação orientada a objetos é tornar o modo como o programador constrói seu programa mais parecido com como as coisas funcionam no “mundo real”, isso facilita na familiarização com a linguagem, uma maior facilidade na compreensão/construção de códigos extensos além de algumas facilidades mais.Assim o programa pode ser organizado em partes e separado em classes com métodos e variáveis que podem trocar informações direta ou indiretamente com outras partes do programa.

Programação Estruturada

A linguagem estruturada é fácil de entender.Basicamente, existe uma função principal onde o programa vai sendo construído através de funções criadas ou não pelo programador.

Programação Mista

Existem linguagens de programação que dispõem dos dois princípios.

Links:
Para saber mais sobre as diferenças visite:
http://pipeless.blogspot.com/2009/01/programao-estruturada-versus-programao.html

Agradecimentos:
zecomeia

Scripts RGSS, Resources, Tutorials and Translations by zecomeia is licensed under a
Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at Santuário RPG Maker
Angel Warrior
Intermediário
Intermediário

Masculino Postagens : 98
Emprego/lazer : O meu lazer é mexer no maker e conversar com outros makers pelo menos uma das coisas que costumo fazer ^^
Mensagem Pessoal : Não sou muito humorado, são pouquíssimas as brincadeiras que eu aceito, pouquíssimas mesmo.

Ver perfil do usuário
MensagemAssunto: Re: Apostila RGSS/RGSS2 | Cap.1 - Um pouco sobre a linguagem Qui Jan 21, 2010 1:21 pm

Meus parabéns eu adorei esse tutorial, creio que ele deva funcionar em rpg maker XP e era justo o que eu estava precisando ^^ obrigado e parabéns.

Apostila RGSS/RGSS2 | Cap.1 - Um pouco sobre a linguagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
The World of EverGrand :: Programação em Linguagens :: Ruby Game Scripting System :: Programação-