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Sistema de Aprimoramento

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Douglanilo
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MensagemAssunto: Sistema de Aprimoramento Qui Ago 20, 2009 3:43 pm

Sistema de Aprimoramento
Por Todo Bom Nome Foi Usado

E como prometi (não lembro onde, mas prometi), mais um dos meus tutoriais! E esse, com certeza será o melhor tutorial que eu farei por um bom tempo... Feito especialmente para meus fãs!! XD! Esse é meu tutorial de Aprimoramento de Equipamentos!! Feito completamente por eventos!!

1. O que é?: É um sistema de aprimoramento parecido com o do jogo Ragnarok Online (sempre é o Ragnarok... XD!), em que você pode levar seus equipamentos (armas, armaduras e etc.) para um NPC, e ele lhe cobrará alguns itens para tentar aprimorar o equipamento. Se ele conseguir você ganha uma versão melhorada dele, se não, desperdiçou seus itens.

2. Resumindo...: Para os preguiçosos/veteranos que não precisam ler o tutorial completo, fiz essa seção que é um pequeno "Resumo" do que fazer. Iniciantes, nem leiam. Talvez não entendam. Veteranos/preguiços/pessoas_que_não_tem_mais_o_que_fazer, podem ficar a vontade XD!


Resumindo, você cria dois itens, a Espada e a Espada AP (ou qualquer outro nome), cria um evento que pede itens/dinheiro (não obrigatório), e se você os der ele faz uma variável num valor aleatório entre 1 e 10.
Ai se for por exemplo, mais de 4 ele te tira a Espada e te da a Espada AP (a versão melhorada), agora se for menos de 4, perde sua Espada e não ganha nada.


Tutorial: Antes de começarmos, quero dizer que: Anexei uma demo nesse tópico. Não é necessário baixá-la, mas ajuda muito no entendimento do tutorial. Ok, vamos ao que interessa:

Vou fazer apenas um item sendo aprimorado aqui, mas vocês podem fazer vários. Imaginação é o limite (ok na verdade são os 999 espaços de criação de armas no DataBase, mas...)! Vou dar como exemplo a espada Excalibur (é um dos itens pré-programados).

Primeiro aperte F9 para abrir o DataBase. Clique em "Armas" e depois em "Aumentar Número". Aumente o número em 1. Agora, no DataBase, procure a espada Excalibur (é a arma número 30 para quem não mudou nada) e clique
nela, depos aperte CTRL C. Agora clique no espaço em branco que criamos antes, e aperte CTRL V. Pronto, você criou uma réplica da Excalibur. Essa será sua "Excalibur 2.0". Agora, o que faremos para ela ser melhor?!
Mude o nome dela para Excalibur AP (abreviação de Aprimoramento, mas se quiser pode ser outra coisa). Agora, aumente o Ataque dela de 120 para 150. Sim aumentaremos o seu podem em 30 pontos! Se quiser pode modificar outras coisas, mas assim já está bom. Essa é nossa arma melhorada!

Agora, nem saia do DataBase porque vamos criar mais uma coisa: O item usado para aprimorar sua arma (se você não quiser, nem veja isso).
Simplesmente vá na aba "Itens" clique em "Aumentar Número" e crie mais um item. Dê a ele o nome de "Oridecon" (Mais uma influência de Ragnarok... XD). Não precisa mecher em mais nada. Se quiser coloque um preço, mas não é necessário.
Agora sim é a parte mais complicada: o evento da forja. Se eu fosse um cara mau, te diria para ver na minha demo e copiar, mas, como eu sou um cara bom, vou explicar...
Crie um evento, coloque qualquer texto que quiser no início, depois que terminar isso, faça isso:

Código:
<>Condição: Possui Excalibur [Equipado]
 <>Condição: Possui Oridecon
  <>Condição: Dinheiro maior que 500.
    <>Mudar Equipamento 'Herói', Arma = [Nada]
    <>Opções de Variável 0001: Forja = Aleatório (1..10)
    <>Condição: Variável Forja >= 5
    <>Mudar arma: Excalibur -1
    <>Mudar arma: Excalibur AP  1

    :Exceção:
    <>Mudar arma: Excalibur -1
  :Exceção:
  <>Mensagem: Você não tem dinheiro para forjar!
 :Exceção:
 <>Mensagem: Você não tem Oridecon!
:Exceção:
<>Mensagem: Você não tem arma!!

Coloquei aquilo para evitar ter que tirar fotos ou explicar passo-a-passo tudo... Mas basicamente, é assim: Se o herói tiver a arma equipada com ele, os itens e o dinheiro necessário, uma variável aleatória de 1 a 10 é definida. Se ela for 5 ou mais, você perde sua espada antiga, mas ganha uma melhor! Caso ela seja menos que 5, perde
sua espada, e não fica com nada!!
Lembrando: Tem uma demo anexada nesse tópico. Quem não entendeu nada pode ver como funciona o sistema dentro de um jogo!

4. FAQ
P1: Gostei, mas no jogo Ragnarok Online a gente pode aprimorar o equipamento várias vezes! Vai de 1 a 10... Como faço isso?!
R1: Simples. Faça um evento que aprimore o item já aprimorado para
uma versão AINDA melhor! É só ir fazendo isso até chegar no número
desejado de aprimoramentos (ou até cansar XD)

P2: Posso fazer armas que não sejam aprimoráveis?
R2: Só não fazer nada no DataBase e nenhum evento...
P3: Posso usar isso para ítens?
R3: Pode! Por mais que seja estranho, pode sim!
P4: Isso da muito trabalho!1!!1 QUERO script!1!1!
R4: Isso não é uma pergunta... E esse sistema é por eventos.
Lembre-se que pode dar mais trabalho, mas não causa LAG e nunca dará
incompatibilidade. Isso é uma grande vantagem em relação aos scripts,
mas tudo bem, vai la e usa seus scripts, traidor.

P5: Adorei o tutorial!! Quando você vai lançar o próximo? Vai ser sobre o que?
R5: Obrigado! Vou lançar o próximo quando tiver uma idéia do que
escrever, e isso vai demorar um pouco. Tem um sistema em mente aqui,
mas estou guardando ele pro MEU projeto, então só vou revelá-lo quando
ele lançar.


Demonstração
http://tinyurl.com/34e3dmh - 4shared.com/file/126468677/e6a6669b/Sistema_de_Aprimoramento.html

Créditos e Agradecimentos
Todo Bom Nome Foi Usado - por criar este tutorial bem informativo
Douglanilo - postagem na The World of Ever Grand

Ps: As imagens do tutorial foram expiradas


Última edição por LichKing em Ter Jun 29, 2010 6:05 pm, editado 2 vez(es) (Razão : Douglanilo, você além de pegar o tópico, não corrigiu os erros ortográficos, vai se ferrar.)
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LichKing
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MensagemAssunto: Re: Sistema de Aprimoramento Sex Maio 28, 2010 9:13 am

Eu postei esse tuto no meu site, mas daí apareceu um visitante falando que não tava conseguindo colocar "condição: Variável Forja >= 5" no rpg maker

Citação :
Cara,so meio novo nessa parada,será q dava pra alguem dizer como faço akela parte assim Condição: Variável Forja >= 5,nun to conseguindo fazer isso no RPGM plz!!

como eu so meio nb em rmvx e xp e o Douglanilo desapareceu, alguém pode dar uma luz pra ele?

_________________________________________
quer seu game, recurso, matéria, tutorial, etc publicado na Gaming Room?? então me manda PM!
Bow down to the LichKing, peasants


Última edição por LichKing em Sex Maio 28, 2010 1:30 pm, editado 1 vez(es)
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DouglasEagle
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MensagemAssunto: RE: Ao Infeliz que não conseguiu. Sex Maio 28, 2010 1:27 pm

Ainda bem que baixei o RPG Maker VX essa semana. Aí vai.

Abra o Menu de Eventos, clicando em Condições


E faça como a screenshot mostra


E seja feliz.


Obrigado Pela Atenção.

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MensagemAssunto: Re: Sistema de Aprimoramento

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