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[Aula 3]Um pouco de teoria

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Drizz
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MensagemAssunto: [Aula 3]Um pouco de teoria Seg Ago 17, 2009 9:16 pm

Na última aula, vimos como fazer um jogo de packman. Mas nesta aula, irei mostrar os comandos do Game Maker, sem nenhum jogo em mente. Nesta aula, iremos sair da prática para ir para a teoria.

EVENTOS:


Create


Este evento, é muito utilizado. Pois ele se executará assim que o objeto for criado na tela do jogo. Ele é mais usado para declarar variáveis iniciais do jogo, setar score e vidas entre outros.

Destroy


Este evento, é executado quando o objeto é destruido. Muito usado para por exemplo, jogos de avião ou de plataforma, assim que o avião for destruido ele faz uma animação de explosão e da 50 pontos ao jogador, isso foi só um exemplo.


Alarm

Alarams são basicamente contadores de tempo, eles servem para fazer com qua as ações que estejam nele sejam executadas após um periodo de tempo. Os eventos Alarms devem ser declarados por um comando chamado "Set Alarm".

Step
,

É um evento que ele fica sendo executado o tempo inteiro, ótimo para fazer verificações de vida. Tem dois submúltipos, Begin Step, se coloca antes do Sted e End Step, se coloca depois do step. Mas os submultiplos, não são obrigatóriamentes usados.


Collision


É executado sempre que um objeto se colidi com outro

Keyboard

Serve para quando uma tecla do teclado seja precionada o objeto execute alguma ação, por exemplo; quando eu apertar A o carinha ataca, essas coisas.

Mouse

O mesmo princípio do Keyboard, mas agora é com o mouse.

Other


Irei explicar os mais simples, pois são muitos:

Outside Room: É executado quando o objeto sai da tela
Game Start: É executado quando o jogo começa
Game End: Executada quando o jogo termina
No more lives: Executada quando acaba as vidas do jogador
No more health: Executada quando acaba a barra de saude do jogador

Draw

Usado para desenhar alguma coisa na tela, seja circulos, quadrados, até mesmo mostrar valores de varíaveis.

Key Press


Esta ação, é executada apenas enquanto a tecla programada estiver sendo precionada

Key Release

Diferente da Key Press está ação é executada assim que a tecla programada for soltada.

Comandos

Abaixo, irei explicar os comandos mais simples do GM.

Aba Move


Move Fixed: Este comando faz o objeto andar na direção programada
Move Free: Faz o objeto ir para uma direção qualquer
Move Towards: Faz o objeto ir até certo ponto
Speed Horizontal: Mostra a a velocidade horizontal do objeto para o programa
Speed Vertical: Mostra a velocidade vertical do objeto
Set Gravity: Mostra a quantidade de gravidade do jogo
Reverse Horizontal: Faz com que certo objeto retorne para a origem na horizontal
Reverse Vertical: Faz com que certo objeto retorne para a origem na vertical
Jump to position: Faz com que o objeto vá para a posição programada
Jump to random: Faz com que o objeto vá pra uma posição qualquer
Jump to Start: Faz com que o objeto retorne até a posição inicial

Aba Main 1


Create Instance: Cria outro objeto nas cordenadas programadas
Create Moving: Cria um objeto em movimento
Create Random: Cria objetos aleatórios
Change Instance: Troca o objeto por outro
Destroy Instance: Destroi certo objeto
Destroy at position: Destroi todos os objetos que estiverem nas cordenadas programas
Change Sprite: Serve para mudar o sprite de certo objeto
Play Sound: Faz algum som tocar
Stop Sound: Faz algum som parar de tocar
Cheack Sound: Checa se certo som está tocando
Previous Room: Retorna para a room anterior
Next Room: Avança uma room
Restart Room: Reinicia a room

Aba Main 2


Set Alarm: Seta um alarme
Sleep: Faz o jogo esperar um pouco
Set Time Line: Executa algum time line
Show Message: Mostra alguma mensagem na tela
Show Info: Mostra as informações do jogo
Restart Game: Reinicia o jogo
End Game: Fecha o jogo
Save Game: Salva o Jogo
Load Game: Carrega um jogo salvo

Aba Control


Check Empty: Checa se o local programado está fazio
Check Collision: Checa se a colisão a frente do objeto
Check Object: Checa se um objeto está em certa posição
Test Instance Count: Testa quantos objetos tem na tela, você escolhe qual objeto será testado
Test Chance: Faz com que tenha uma certa chance de acontecer a ação
Start Block: Inicia um bloco
End Block: Fecha o bloco
Execute Code: Executa um código
Execute Script: Executa um script da pasta Scripts
Comment: Serve para fazer um comentário nas ações
Set variable: Seta um valor para alguma variável
Test Variable: Testa qual o valor de certa variavel
Draw Variable: Mostra o valor de alguma variável na tela.

Aba Score


Set Score: Serve para mudar o score
Test Score: Serve para testar o valor do score
Draw Score: Serve para mostrar o score na tela do jogo
Show Highscore: Mostra a tabela de scores mais altos
Clear Highscore: Limpa a tabela de scores
Set Lives: Muda a quantidade de vidas do jogador
Test Lives: Testa quanto o jogador tem de vidas
Draw Lives: Mostra o valor de vidas na tela do jogo
Draw Lives Images: Serve para mostrar a quantidade de vidas através de imagens
Set Health: Muda o valor da saúde do jogador
Test Health: Testa o valor da saúde do jogador
Draw Health: Mostra o barra de sáude na tela

Aba Extra

Vamos ignorar esta aba por enquanto

Aba Draw

Draw Sprite: Serve para desenhar algum sprite
Draw Background: Serve para mudar o background
Draw Text: Usado para mostrar algum texto
Draw Rectangle: Usado para fazer um retângulo
Drak Elipse: Usado para fazer elipses
Set Color: Usado para mostrar qual cor será usada
Set Font: Usado para mostrar qual a fonte usada. A fonte deve estar na pasta fonts

Aula concluida, até a próxima
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