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[Aula 1]Começando no Game Maker

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Drizz
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RPG Maker
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Postagens : 5
Data de inscrição : 15/05/2009


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MensagemAssunto: [Aula 1]Começando no Game Maker Sab Maio 16, 2009 9:20 am

Tutorial 100% feito por mim.

Olá, nestas aulas irei ensinar a fazer jogos no Game Maker

Começando





Sprites: São as imagens do jogo, animações e outros

Sounds: São os sons e musicas do jogo

Backgrounds: São as imagens usadas para colocar no fundo do cenário dos jogos

Paths: Paths são usados para criar inteligencia artificial, não iremos utilizar por enquanto

scripts: São os códigos do jogo

Fonts: São as letras do jogo, bom para utilizar quando quer exibir um valor na tela

Time Lines: São as linhas do tempo do jogo, bom para usar em jogos estilo River Raid (irei ensinar a criar um jogo assim em breve)

Objects: É o mais importante do jogo, é aqui que você cria praticamente tudo:
Jogador, inimigos e etc.

Rooms: Rooms são as salas do jogo, como os mapas do RPG Maker.

Bem, vamos começar a criar o jogo?

Estas são as imagens utilizadas na aula.

Sprites:





Background:



*Salve estas imagens em algum lugar de seu computador

Agora ja temos as imagens, então mãos a obra!

Primeiramente, aperte com o botão esquerdo do mouse em cima da pasta Sprites, e clique em "Create Sprite".
Abrirá uma janela, clique em "Load Sprite" e selecione a sprite do Smile vermelho.
Nomeio de "Spr_packman" e clique em center. Deverá ficar assim:



Faça a mesma coisa com a outra imagem, mas nomeia de "Spr_wall".

Agora clique com o da direita em Background, "Load Background" e selecione a imagem que coloquei no tópico. Coloque o nome de Background.

Pronto, ja colocamos as imagens no jogo, mas e agora?


Simples, iremos criar os objetos.

Clique com o da direita em cima da pasta "Objects" e coloque "Create Object".



Coloque o nome do objeto como "obj_packman".

Agora, onde diz "" tem um pequeno simbolo do lado, clique nele e selecione o "spr_packman";



Pronto, agora ja colocamos qual é a imagem do objeto. Mas e agora?

Vamos programar o nosso evento:


Na janela do evento, clique em Add Event, e coloque "Create".
{
O evento create, é executado quando o objeto é criado na tela
}

Mas não é apenas isso.



Esta outra área branca, é aonde ficam as ações do evento.
E pode perceber que do lado desta área branca á várias abas, ali são as ações do evento.

Então vá até a aba "Move" e arraste a primeira ação da aba.
E programe assim:



Apenas clique em todas as setinhas, menos no quadrado do meio.

Esta ação que programamos, está dizendo que quando o objeto for criado ele irá começar um movimento aleatório com velocidade 4


Agora, clique novamente em "Add Event" e clique em "Mouse" abrirá uma janelinha de selção, clique em "Left Button"

{
Este evento, diz que toda vez que o objeto for clicado com o botão esquerdo do mouse, aquelas ações serão executadas
}

Agora, vá na aba "Score" e arraste a primeira ação que tem ali
No "New Score" coloque 25, e marque a opção relative no final, e aceite.
{
Esta ação irá aumentar o score em 25, mas o score iremos adicionar depois.
}

Agora vá até a aba "Move":

Arraste a ação marcada na imagem:



E programe assim:



Agora aperte em OK no objeto.
Agora crie um novo objeto, coloque o nome de "obj_wall" e coloque como imagem o "spr_wall".
Aperte em OK, este objeto não levará nenhum comando.

Agora, crie um novo objeto, nomei-o de "obj_controle"
{
Este será o objeto que irá incerir o score, ele não levará Sprite
}

Adicione um evento "Create" neste objeto.
Vá até a aba Score e arraste a primeira Ação, deixe exatamente como está.

Agora volte ao "obj_packman", e clique em "Add Event" coloque "Colision" e selecione "obj_wall"
{
Este evento será executado quando o "obj_packman" colidir com o "obj_wall"
}

Arraste esta ação



Programe ele assim:



Perfeito, todos os nosso objetos estão criados, basta fazer a room.

Então vamos fazer a room:

Clique com o botão da direita em cima da pasta room e coloque "Create Room".
Irá abrir a janela da sua room.


Clique na aba "Background":

E clique neste icone indicado:



Selecione o "background".
Pronto, já selecionamos o fundo, mas agora devemos colocar os objetos na tela. Então vá na aba objects da room, clique no icone indicado.



E selecione o "obj_wall" e coloque nas extremidades da room, para colocar, basta clicar no local onde quer colocar. Deve ficar assim:



Pronto, agora basta colocar o Packman e o objeto controle na tela e o seu "jogo" estará pronto.

Final

Este é um jogo bem simples, é apenas para mostrar algumas funções do Game Maker, até a próxima.
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Douglanilo
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Mestre
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Masculino Postagens : 959
Data de inscrição : 02/04/2009


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MensagemAssunto: Re: [Aula 1]Começando no Game Maker Sab Maio 16, 2009 2:36 pm

Tutorial fantástico.
Além de ser feito por você, ficou MUITO explicado,
Spoiler:
 

Muito bom, continue assim Very Happy

_________________________________________
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