PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe|

Abs Estilo Ragnarök

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo
AutorMensagem
Douglanilo
Mestre
Mestre

Masculino Postagens : 959

Ver perfil do usuário http://www.twevergrand.com
MensagemAssunto: Abs Estilo Ragnarök Dom Maio 10, 2009 10:20 am

Iniciando
Abra o Database de seu jogo ("F8"), crie um evento achamado "Pode Atacar", coloque como paralelo e com a ativação de Switch acionada com o nome (Pode atacar).

As Switchs e Variáveis

Vamos criar agora a base de tudo, as chaves que vão fazer o nosso char atacar!

Vamos começar pelas Switchs, abra o menu de Switch e crie todas as chaves abaixo:
Citação :

Monster 1 |
Monster 2 |
Monster 3 |
Monster 4 |
Mosnter 5 |

Estas chaves são usadas para classificar se o monstro esta vivo ou morto, simples não acha?

Agora vamos em variaveis! Crie as chaves abaixo:
Citação :
•Password: Atacar - A codificação de tecla do ataque.
•Ação do Herói - A ação sendo execultada.
•Variavel Aleatória - Define se o Herói vai acertar ou não seu oponente e vice-versa.

HP1 |
HP2 | Aqui são denominados os HP's de cada monstro,
HP3 |- HP1 é para o monstro 1, e assim por diante.
HP4 |
HP5 |

Ok pessoal, as criação já foram concretizadas, vamos agora para a codificação!

Abrindo novamente o Database, crie outro evento chamado Renascimento, coloque ele como chamar mesmo.
Depois coloque as 5 Switchs criadas (Monster 1, 2, 3, 4, 5) como OFF, e as variaveis (HP1, 2, 3, 4, 5) como "Set 0". (Esse
evento serve para fazer os monstros renascerem)

Voltemos ao Evento Pode Atacar...
Crie um Definir Teclas adicionais e selecione somente a tecla de ação (ENTER que é igual a 5), deixe para ser acionada ao tocar a tecla, e a variavel como a Password: Atacar. Crie uma IF com a variavel de ativação Password: Atacar e coloque como igaul a 5.(Sem a ELSE case) Dentro da IF coloque a variavel Password: Atacar como "Set 0", coloque um efeito sonoro, recomendo o Arrow1, e agora, caso você tenha um char modificado atacando, coloque-o aqui, caso contrario, não faça a mudança de char. Coloque uma variavel Ação do herói (criada, lembra!) e coloque-a como "Set 1".
Dica da hora: caso você tenha sons te um carinha
atacando, siga o modelo abaixo que esta de cor azul, caso você não
tenha, pule a parte azul

Coloque a Variavel Aleatoria (criada lembra!) e coloque-a como aleatoria 1 * 3, dê OK e crie uma IF com a excessão ELSE marcada, com a Variavel Aleatória criada e sendo igual a 1. Dentro da IF, coloque um Som do personagem atacando, na ELSE case, crie outra IF, repetindoo feito, porem agora será igual a 2, colocando outro som de ataque, na ELSE case dessa IF, coloque outro som de ataque, simples não acha!

OBS.:: Você precisa de uma animação que pareça que seu herói deu uma espadada para algum lado, não precisa aparecer ele atacando na animação, o que precisa é a animação da espada atacando, use a do proprio RTP, mais modifique. Você vai precisar de uma animação para 4 lados, ou seja, Acima, Abaixo, Esquerda, Direita, caso você não tenha, esta ok, basta ignorar as animação de batalha que estaram de vermelho no procedimento a seguir ok.

Crie uma IF, mais agora, na segunda pagina, procure a parte de direção, selecione o Herói e coloque como Acima, repita o mesmo procedimento mais 3 vezes, mudando a direção de Acima para(Abaixo, Direita, Esquerda) e desmarque todas as ELSES case. Dentro de cada IF coloque a animação criada, por exemplo, a animação que você colocou para cima, sera na IF de direção acima e assim por diante, devera ficar assim.
Código:
<>IF - THEN:Herói - (Direção do Herói "Dir, Esq, Aba, Aci") 
Mostrar animação: (Direção relativa a direção da 
IF selecionada) 

Ao final disso tudo (fora das IF's), coloque para esperar 0,2 segundos e mude o char de ataque para i char normal, e a Ação do Herói como "Set 0" (a variavel Ação do Herói lembra!) e o mesmo com a variavel aleatoria, coloque-a como "Set 0". Muito bem povo! Data Base completado, agora vamos definir os monstros, crie um mapa teste e crie um evento chamado MONSTRO 1, desculpem o erro povo, deem ok e voltem la no data Base, va no evento chamado Renascimento, e crie la umas Switchs adicionais com OFF, essas aqui:
Citação :

1 atacado/ataca |
2 atacado/ataca |
3 atacado/ataca |
4 atacado/ataca |
5 atacado/ataca |

Isso serve para fazer certos monstros só te atacarem se forem atacados, como em Ragnarök, caso você queira com que os monstros ataquem do nada, ignore esse passo.

Voltando a pagina monstro criada lembra, bom, logo de cara, coloque a imagem de seu inimigo, eu fiz um parecendo um poring! Ficou muito ROX, mais isso não vem ao caso, vamos ao tuto hehehhee, na primeira pagina, deixe como apertar tecla, e ao mesmo nivel do herói, coloque ele para fazer movimento aleatórios. na parte de eventos, coloque o som Arrow1, um movimento que faça com que quando o herói aperte enter perto desse monstro, ele escape:

Código:
<>Mover evento: Este Evento, inic.a pulo, escapar do herói, 
escapar do herói, Term.a pulo 

Coloque em seguida a Switch criada, a "1 atacado/ataca" como ON. Crie uma nova pagina, com a Switch de ativação marcada com a Switch "1 atacado/ataca", nessa pagina, coloque para a ação ser execultada após o Evento tocar o Herói:

Código:
Ao tocar(Evento,Herói)

Coloque para seguir o Herói com a Frequencia de 8, agora na parte de eventos, coloque o efeito sonoro Blow3, coloque um movimento, fazendo com que este evento espere duas vezes, siga o modelo a seguir:

Código:
<>Mover Evento: Este Evento, Esperar, Esperar 
<>Receber Dano: Herói4 pontos de dano 
<>Flash em personagem/Char:Herói, 0,3 
<>Mover Evento: Herói, Girar 180, Inic.a pulo, avançar, 
term.a pulo, Girar 180. 
<>Mudar char: (O char normal do herói) 

Crie outra pagina, porem esta terá como ativação a variavel Ação do Herói, como maior ou igual a 1. Faça o que mostra abaixo:
Código:

<>Efeito sonoro: Absorption1 
<>Efeito sonoro: Sword 
<>Mover Evento: Este Evento, Inic.a pulo, escapar do herói, 
escapar do herói, esperar, term.a pulo 

Pegue a variavel HP1, coloque-a na pagina, selecionando , e procure o primeiro Herói na lista, e coloque "Poder de ataque".

Código:
<>Variavel: [HP1] , (Herói) Ataque 
<>Flash em personagem/Char: Este Evento, 0,3sg 

Lembrando que nessa pagina deve ser "apertar tecla"

Crie outra pagina com a variavel HP1. maior ou igual a... (Nessa parte, sera o HP do monstro, ou seja, a vida dele) coloque como uns 20, coloque o tipo de movimento como Ficar parado e, selecionar grafico como girando, a velocidade como 4 vezes. Na parte de Eventos, coloque logo de cara a variavel HP1 como "Set 0", esperar 0,3 segundos, Efeito sonoro como Enemy die, Switch monster 1 ON, mudar EXP, somar 100. mudar qauntia de dinheiro como mais 350. Crie outra pagina, nessa, retire o grafico do monstro, e coloque como Switch de ativação a Monster 1, acabou! E ai povo, isso resumidamente é a batalha de ragnarök, pelo menos em minha opnião. Para adicionar mais monstros é simples! Sabe as outras Switchs monstro e variaveis HP's criadas, pois é, caso seja dois monstros, o segundo deve sempre ter as Switchs e variaveis relacionadas a ele, e mais uma coisa, para o efeito de batalha ficar On é simples, ao sair de uma cidade ou de um lugar, basta colocar depois o teleporte a Switch Pode Atacar como ON, e o inverso para entrar em um lugar sem monstro.

Créditos e Agradecimentos
Hiku - Criador do tutorial
Douglanilo - Revisão e Postagem na Ever Grand
Convidad

Convidado

MensagemAssunto: Re: Abs Estilo Ragnarök Dom Maio 10, 2009 6:36 pm

Wow, Belo trópico. Grandinho, bem explica eu acho, para quem entende no assunto ai
Douglanilo
Mestre
Mestre

MensagemAssunto: Re: Abs Estilo Ragnarök Dom Maio 10, 2009 6:52 pm

Huehuehue, eu que tive que revisar o texto pro Hiku XD
Bom, o tutorial é sobre um Maker antigo, nem você conhece, pelo menos.

Hum... agradeço a Honra dada ^^

Membro Especial
Membro Especial

Masculino Postagens : 57
Emprego/lazer : Roteirista
Mensagem Pessoal : Sádico

Ver perfil do usuário http://www.planetarpgmaker.com/
MensagemAssunto: Re: Abs Estilo Ragnarök Dom Maio 10, 2009 7:54 pm

Hum...Interessante eu encontrar um tutorial de minha autoria em outro fórum xD

Espero Poder Ajudar Muitos Makers com Este Tutorial cheers

Abraços
Douglanilo
Mestre
Mestre

MensagemAssunto: Re: Abs Estilo Ragnarök Dom Maio 10, 2009 7:58 pm

Quem mandou não postar logo? Huehue
Isso vai ajudar o pessoal do RM2000, que pelo visto conheço alguns.

Intermediário
Intermediário

Masculino Postagens : 98
Emprego/lazer : O meu lazer é mexer no maker e conversar com outros makers pelo menos uma das coisas que costumo fazer ^^
Mensagem Pessoal : Não sou muito humorado, são pouquíssimas as brincadeiras que eu aceito, pouquíssimas mesmo.

Ver perfil do usuário
MensagemAssunto: Re: Abs Estilo Ragnarök Sab Maio 08, 2010 11:58 pm

Só que tipo assim aí ele ataca e tudo mais dentro do mapa normal?! :O Show! douglanilo eu sei que você sei lá saiu ou se ausentou mais eu vou te dar rep+ denovo você mereceu.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Abs Estilo Ragnarök

Abs Estilo Ragnarök

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
The World of EverGrand :: Criadores de Jogos :: RPG Maker 2000/3 :: Tutoriais-